A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (18) o empresário Daniel Bueno Vorcaro, controlador do Banco Master, cumprindo mandado expedido pela Justiça Federal de Brasília no âmbito da Operação Compliance Zero.
Vorcaro foi detido no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, quando se preparava para embarcar em um jato particular com destino a Dubai. Após a prisão, ele foi encaminhado à superintendência da PF na capital paulista.
Mandados e suspeitas
Além do proprietário do banco, outras seis pessoas são alvo de mandados de prisão. A operação também cumpre 25 ordens de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal, incluindo a sede do Banco de Brasília (BRB) em Brasília.
Os investigados respondem pelos crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária e formação de organização criminosa. Segundo a PF, o Banco Master teria criado carteiras de crédito fictícias, emitindo e vendendo papéis que não correspondiam a valores reais.
Liquidação do banco
A prisão ocorre um dia após o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, decretar a liquidação do Banco Master. A decisão incluiu o bloqueio de bens dos controladores e ex-administradores da instituição. Há um mês, o BC já havia vetado a tentativa do Banco de Brasília de adquirir parte do Master.
Na véspera da intervenção, o Grupo Fictor havia manifestado interesse em comprar o banco.
Perfil do executivo
Nascido em Belo Horizonte, Daniel Vorcaro assumiu o então Banco Máxima em 2018 e rebatizou a instituição como Banco Master. É formado em Economia e possui MBA em Finanças.
Em nota, a defesa de Vorcaro afirmou que a viagem para Dubai tinha caráter empresarial. O Banco Master foi procurado, mas ainda não se pronunciou.
Com informações de Gazeta do Povo