O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), elevou o tom contra o governo federal durante encontro com empresários na capital paulista, na noite de sexta-feira (15). Ao criticar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele afirmou que “está na hora de o Brasil demitir o seu CEO”, frase interpretada como recado direto ao Palácio do Planalto.
Embora ainda não tenha confirmado candidatura à Presidência em 2026, Tarcísio adotou discurso de pré-campanha. Diante de executivos, defendeu mudanças profundas na condução econômica do país, citando carga tributária, juros elevados, responsabilidade fiscal e necessidade de reforma administrativa.
Segundo o governador, o aumento de impostos decorre de “excesso de despesas federais”. Para ele, a troca de comando em Brasília abriria caminho para um novo ciclo de reformas que inclua redução do tamanho da máquina pública, retomada de privatizações, reestruturação de gastos e revisão de benefícios obrigatórios.
Tarcísio projetou que, caso essas medidas sejam adotadas, o país poderia economizar “10%, 3% do PIB”, o que, na avaliação dele, atrairia “uma explosão de recursos”, derrubaria a taxa de juros e estimularia investimentos.
O governador também avaliou que o atual modelo político “se deteriorou com o tempo” e disse que esse ciclo “envelheceu”. No encerramento do discurso, reforçou que a população “deverá fazer a escolha correta nas urnas” no próximo ano, sinalizando disposição para disputar o Planalto.
Com informações de Direita Online