Home / Internacional / Ex-chefe de gabinete de Gavin Newsom é presa sob 23 acusações de fraude nos EUA

Ex-chefe de gabinete de Gavin Newsom é presa sob 23 acusações de fraude nos EUA

ocrente 1763057794
Spread the love

Sacramento (EUA) – Dana Williamson, 53 anos, ex-chefe de gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi detida na quarta-feira (12) e formalmente acusada de 23 crimes federais, entre eles conspiração para fraude bancária e eletrônica, fraude bancária, fraude eletrônica, apresentação de declarações fiscais falsas e obstrução da Justiça.

De acordo com documentos apresentados à Justiça, Williamson, que vive em Carmichael, na região metropolitana de Sacramento, teria desviado mais de US$ 225 mil de uma campanha política inativa entre fevereiro de 2022 e setembro de 2024. O montante, segundo a acusação, foi transferido para uma conta em nome de Sean McCluskie, então chefe de gabinete do secretário de Saúde dos Estados Unidos, Xavier Becerra, durante o governo do presidente Joe Biden.

O processo aponta ainda que Williamson declarou, de forma fraudulenta, mais de US$ 1 milhão em deduções empresariais. Na prática, o dinheiro teria custeado viagens a resorts de luxo no México, voos em jatos particulares, bolsas de grife e joias.

Williamson chefiou o gabinete de Newsom do fim de 2022 até dezembro de 2024. Tanto o governador democrata, cotado como possível candidato presidencial em 2028, quanto Becerra não foram implicados nas investigações.

Em audiência realizada no próprio dia 12, a ex-assessora declarou-se inocente e foi liberada mediante condições, entre elas a entrega do passaporte, informou a emissora CBS News.

Em nota, o gabinete de Gavin Newsom afirmou que Dana Williamson não integra mais a administração estadual e destacou que o governador “espera que todos os servidores públicos mantenham os mais altos padrões de integridade”.

Com informações de Gazeta do Povo