O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou nesta segunda-feira (3) que mantém “comunicação diária e permanente” com o governo da Rússia e classificou a cooperação militar bilateral como “serena e muito proveitosa”. A afirmação foi feita durante o programa semanal Con Maduro +, transmitido pela emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV).
Segundo Maduro, os contatos com Moscou abrangem “muitos temas em desenvolvimento”, entre eles defesa, indústria, ciência, tecnologia, economia e turismo. O líder venezuelano descreveu a relação com o presidente russo, Vladimir Putin, como um “modelo de respeito e igualdade entre as nações”. “A Rússia é uma potência mundial capaz de estabelecer relações de cooperação com países como a Venezuela, sem ambições imperialistas”, disse.
O chefe do Palácio de Miraflores lembrou que Caracas e Moscou acumulam 25 anos de parceria na área militar, período em que “muitos oficiais venezuelanos foram formados na Rússia”.
Resposta a pressões dos Estados Unidos
As declarações ocorrem em meio ao aumento das tensões com Washington, que mantém navios de guerra próximos ao litoral venezuelano como parte de operações antidrogas. O jornal The Washington Post noticiou que Maduro teria solicitado ajuda de Rússia, China e Irã para reforçar a defesa do país.
No fim de semana, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, confirmou à agência estatal TASS que “contatos regulares” são mantidos com Caracas, mas não comentou um eventual pedido formal de apoio. Peskov recordou o acordo de associação estratégica assinado em maio, quando Maduro visitou Moscou, que estabelece obrigações contratuais entre as partes.
O governo venezuelano considera a movimentação norte-americana uma tentativa de desestabilização e, por isso, anunciou um plano de defesa contra possíveis ações externas. Maduro também solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). “Queremos para a Venezuela paz, estabilidade e o exercício pleno de nossa soberania”, afirmou.
Com informações de Gazeta do Povo