Home / Notícias / Vaticano reafirma exclusividade de Cristo como Salvador e descarta título de “Corredentora” para Maria

Vaticano reafirma exclusividade de Cristo como Salvador e descarta título de “Corredentora” para Maria

ocrente 1762281183
Spread the love

O Dicastério para a Doutrina da Fé divulgou nesta terça-feira (04) a Nota Doutrinal Mater Populi Fidelis (Mãe do Povo Fiel), aprovada pelo Papa Leão XIV, na qual esclarece os títulos atribuídos à Virgem Maria e reforça a centralidade de Jesus Cristo no processo de salvação.

Reconhecimento limitado de títulos marianos

O documento reconhece denominações como “Mãe dos Fiéis”, “Mãe Espiritual” e “Mãe dos Crentes”, que exprimem a maternidade espiritual de Maria. No entanto, rejeita o uso do título “Corredentora”, considerado capaz de gerar a interpretação de que Maria teria papel equivalente ao de Cristo na redenção.

Cristo como único Mediador

A Nota sublinha que “Cristo é o único Mediador e Salvador” e que a cooperação de Maria ocorre de forma “singular, mas sempre subordinada”. O termo “Mediadora” é admitido apenas em sentido restrito, relacionado à intercessão, e não como fonte independente de graça. Expressões absolutas como “Mediadora de todas as graças” são classificadas como teologicamente problemáticas.

Objetivo de evitar interpretações equivocadas

O texto acrescenta que a orientação busca prevenir equívocos na catequese e nas práticas de devoção popular, além de facilitar o diálogo ecumênico com outras denominações cristãs, que rejeitam a designação de “Corredentora”. O documento recorda ainda que o Concílio Vaticano II e pontífices anteriores já haviam evitado elevar esse título ao nível de dogma.

A Nota Doutrinal foi aprovada em 7 de outubro e traz as assinaturas do cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério, e de Monsenhor Armando Matteo, secretário da Seção Doutrinária.

Com informações de Folha Gospel