Home / Internacional / Trump protesta contra referendo na Califórnia e chama votação de “grande fraude”

Trump protesta contra referendo na Califórnia e chama votação de “grande fraude”

ocrente 1762278461
Spread the love

Washington (04.nov.2025) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como “fraudulento” o referendo realizado nesta terça-feira (4) na Califórnia para aprovar novos mapas eleitorais. Segundo o republicano, o processo pode retirar votos de seu partido e garantir aos democratas até cinco cadeiras extras na Câmara dos Representantes nas eleições de meio de mandato de 2026.

Em mensagem publicada na rede Truth Social, Trump afirmou que “a votação inconstitucional de redistribuição de distritos eleitorais na Califórnia é uma grande fraude”, acrescentando que “todas as cédulas enviadas pelo correio, onde os republicanos naquele estado estão sendo excluídos, estão sob séria investigação legal e criminal”. O presidente concluiu o post com um alerta: “Fiquem ligados!”.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom (Partido Democrata), reagiu no X (antigo Twitter) divulgando uma captura de tela da declaração de Trump. “Devaneios de um velho que sabe que está prestes a perder”, escreveu o democrata.

O referendo californiano foi proposto como resposta dos democratas à redistribuição distrital aprovada no Texas no início do ano. A mudança texana, segundo projeções, pode transferir cinco assentos atualmente democratas para os republicanos na eleição do próximo ano.

A votação na Califórnia ocorre no mesmo dia em que o país realiza outros pleitos municipais e estaduais, incluindo a escolha do prefeito de Nova York e as eleições para governador em Nova Jersey e na Virgínia. Analistas consideram o conjunto dessas disputas o primeiro grande teste eleitoral de Trump desde sua vitória na eleição presidencial de 2024.

Com informações de Gazeta do Povo