Home / Política / Perfil dos mortos na Operação Contenção: maioria homens jovens, de outros estados e ligada ao Comando Vermelho

Perfil dos mortos na Operação Contenção: maioria homens jovens, de outros estados e ligada ao Comando Vermelho

ocrente 1762227132
Spread the love

A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou o levantamento sobre as 115 vítimas já identificadas entre as 117 pessoas mortas na Operação Contenção, realizada em 28 de outubro nos Complexos do Alemão e da Penha, zona norte da capital fluminense.

Quem eram os mortos

Todos os corpos periciados eram do sexo masculino. A média de idade ficou em 28 anos, com o mais novo registrado aos 14 anos — investigado por ato análogo a estupro — e o mais velho aos 55. Outro adolescente de 17 anos também está entre as vítimas.

Vínculo com o crime organizado

Segundo a Polícia Civil, mais de 95% dos mortos tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho. Do total, 97 apresentavam antecedentes criminais relevantes; 59 possuíam mandados de prisão em aberto. Entre os 17 sem ficha criminal, investigações posteriores apontaram que 12 participavam do tráfico de drogas, constatado por publicações em redes sociais.

Origem e documentação

Mais da metade dos identificados (54%) veio de fora do estado. Foram contabilizados 62 homens oriundos de outras unidades da federação: 19 do Pará, 12 da Bahia, 9 do Amazonas, 9 de Goiás, 4 do Ceará, 3 do Espírito Santo, 2 da Paraíba, e um de Maranhão, Mato Grosso, São Paulo e Distrito Federal.

Em 36 casos (32%), a documentação apresentava apenas o nome da mãe, sem referência ao pai.

Identificação pendente

Dois laudos do Instituto Médico-Legal resultaram inconclusivos, e essas vítimas ainda não foram identificadas.

Com informações de Gazeta do Povo