Home / Internacional / Paraguai reforça fronteira com o Brasil após alerta de fuga de membros do Comando Vermelho

Paraguai reforça fronteira com o Brasil após alerta de fuga de membros do Comando Vermelho

ocrente 1761833806
Spread the love

O governo do Paraguai intensificou a fiscalização na divisa com o Brasil na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, depois de receber informações sobre a possível fuga de integrantes de facções criminosas, como o Comando Vermelho (CV), em direção ao território paraguaio.

Em comunicado, o Conselho Nacional de Segurança do Paraguai informou o aumento do efetivo policial e das abordagens a veículos que cruzam a fronteira. O órgão também destacou o início de operações de inteligência para identificar eventuais tentativas de entrada de procurados pela Justiça brasileira.

“Diante da situação, as instituições nacionais com competência em matéria de segurança e controle adotaram medidas extraordinárias de prevenção e vigilância em toda a faixa fronteiriça do leste do Paraguai”, destacou a nota oficial.

A decisão ocorre na esteira de uma megaoperação contra o crime organizado realizada no Rio de Janeiro nesta semana. O governo paraguaio, liderado pelo presidente Santiago Peña, foi alertado sobre o risco de deslocamento de criminosos após a ofensiva policial brasileira.

Reação em cadeia na região

Na quarta-feira (29), a ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, declarou que a gestão do presidente Javier Milei passou a classificar o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações narcoterroristas. O país vizinho acionou “alerta máximo” em seus postos fronteiriços e anunciou revisão mais rigorosa de brasileiros que tentem ingressar em solo argentino.

Com as duas nações vizinhas reforçando barreiras, autoridades paraguaias afirmam que continuarão monitorando possíveis rotas de fuga utilizadas por facções brasileiras para escapar da repressão policial no Rio de Janeiro.

Com informações de Gazeta do Povo