Home / Economia / Megavazamento expõe 183 milhões de logins, maioria do Gmail, aponta especialista

Megavazamento expõe 183 milhões de logins, maioria do Gmail, aponta especialista

ocrente 1761666439
Spread the love

Um arquivo de 3,5 terabytes com cerca de 183 milhões de combinações de e-mail e senha começou a circular em fóruns da dark web, informou nesta segunda-feira (27) o pesquisador de segurança Troy Hunt, criador do serviço Have I Been Pwned (HIBP). Segundo ele, trata-se do maior conjunto de credenciais vazadas em 2025.

A maior parte dos registros está vinculada a contas do Gmail, mas endereços do Yahoo e do Outlook também aparecem na lista, segundo checagens feitas na terça-feira (28). Hunt afirmou que o pacote contém 16,4 milhões de logins inéditos, nunca antes catalogados pelo HIBP.

Google nega invasão a seus servidores

Em nota, o Google declarou que seus sistemas não foram violados. A empresa atribuiu a exposição a infostealers – programas maliciosos capazes de capturar senhas já salvas nos computadores das vítimas – e não a um ataque direto aos servidores do Gmail. Yahoo e Microsoft, responsável pelo Outlook, ainda não se manifestaram.

Como verificar se você foi afetado

Para saber se o endereço de e-mail aparece nos arquivos vazados, basta acessar o site Have I Been Pwned e digitar o login. Caso o sistema aponte a presença dos dados, especialistas recomendam:

  • Trocar imediatamente a senha, usando pelo menos 12 caracteres com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos;
  • Não repetir combinações já utilizadas em outros serviços;
  • Ativar a autenticação em dois fatores (2FA) no painel de segurança da conta;
  • Revisar acessos de aplicativos de terceiros e remover aqueles que não são mais usados;
  • Manter sistemas operacionais e aplicativos sempre atualizados.

O Google lembra que a verificação em duas etapas pode ser configurada em myaccount.google.com/security, com opções que vão de SMS ao uso de chaves físicas de segurança.

Com informações de Gazeta do Povo