Washington (28.out.2025) – O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, confirmou nesta terça-feira (28) a realização de quatro novos ataques contra embarcações suspeitas de transportar drogas no Pacífico Oriental, nas proximidades da costa colombiana.
De acordo com Hegseth, três ações cinéticas, autorizadas pelo presidente Donald Trump, atingiram quatro lanchas operadas por organizações classificadas pelo governo norte-americano como “narcoterroristas”. Pelo menos 14 pessoas ligadas aos grupos foram mortas durante as operações.
“Todos os ataques ocorreram em águas internacionais e não provocaram baixas entre as forças dos Estados Unidos”, destacou o chefe do Pentágono em publicação na rede social X. Ele acrescentou que um sobrevivente foi resgatado por autoridades mexicanas, que assumiram a coordenação do socorro.
Segundo o secretário, o Departamento de Defesa continuará tratando os chamados “narcoterroristas” da mesma forma que organizações como a Al-Qaeda. Esta é a 11ª ofensiva contra embarcações suspeitas lançada pelo governo Trump desde o início da nova estratégia antidrogas, iniciada meses atrás no Caribe e expandida para o Pacífico.
A intensificação das ações navais aumenta a tensão diplomática com Venezuela e Colômbia, países reiteradamente acusados por Washington de envolvimento com o tráfico de entorpecentes.
Com informações de Gazeta do Povo