Home / Política / Eduardo Bolsonaro ironiza pauta sobre Jair Bolsonaro em reunião entre Lula e Trump

Eduardo Bolsonaro ironiza pauta sobre Jair Bolsonaro em reunião entre Lula e Trump

ocrente 1761508902
Spread the love

Brasília – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) comentou neste domingo (26) o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-mandatário norte-americano Donald Trump, realizado na Malásia durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar destacou o momento, captado por jornalistas, em que Trump elogia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu sempre gostei dele. Eu me sinto muito mal sobre o que ocorreu com ele. Sempre achei que ele era um cara direito, mas ele tem passado por várias coisas”, afirmou o republicano.

Eduardo Bolsonaro reagiu com ironia. “Lula encontra Trump e, na mesa, um assunto que claramente incomoda: Bolsonaro. Imagine o que foi tratado a portas fechadas?”, escreveu o deputado.

Integrante da comitiva brasileira, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, relatou que o nome de Jair Bolsonaro surgiu apenas no período em que a imprensa teve acesso ao encontro.

Segundo Elias Rosa, na conversa reservada, Lula mencionou as sanções impostas a autoridades brasileiras com base na Lei Magnitsky, normativa norte-americana que pune violações de direitos humanos. O tema é sensível porque Eduardo Bolsonaro é um dos articuladores da adoção da lei no Congresso.

“O presidente Lula apontou a injustiça da aplicação da Lei Magnitsky contra algumas autoridades brasileiras, como ministros do Supremo Tribunal Federal. Ele ressaltou que, no Brasil, o devido processo legal foi respeitado e que não há perseguição política ou jurídica”, detalhou o secretário-executivo.

O encontro entre Lula e Trump ocorreu paralelamente às discussões formais da cúpula da Asean e não teve agenda divulgada oficialmente.

Com informações de Direita Online