Home / Internacional / Putin ordena “destruição total” de tropas ucranianas em Kursk antes de diálogo com enviado dos EUA

Putin ordena “destruição total” de tropas ucranianas em Kursk antes de diálogo com enviado dos EUA

ocrente 1761235337
Spread the love

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, exigiu nesta quarta-feira (12) que o Exército russo elimine “o mais rápido possível” as forças ucranianas que ainda resistem na região de Kursk, na fronteira oeste do país. A declaração foi feita durante a primeira visita de Putin ao território desde o início da ofensiva da Ucrânia.

Vestindo uniforme militar e falando a oficiais no posto de comando local, o líder russo afirmou estar “confiante” de que as unidades cumprirão todas as missões e “liberarão completamente” a área em um futuro próximo.

Encontro com Washington

O discurso antecede a reunião marcada para esta quinta-feira (13) com Steve Witkoff, enviado especial do governo dos Estados Unidos que já se encontra em Moscou para discutir uma proposta de cessar-fogo aceita previamente por Kiev.

De acordo com a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, Moscou “está pronta” para analisar as iniciativas apresentadas por Washington. Segundo autoridades russas, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Mike Waltz, encaminhou detalhes da proposta ao Kremlin.

Posição de Trump

Em Washington, o presidente norte-americano Donald Trump disse que agora cabe à Rússia colocar em prática a trégua. “Ontem tivemos um grande sucesso. Teremos um cessar-fogo completo quando entrar em vigor. Agora depende da Rússia”, declarou o republicano, acompanhado do primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin.

Trump evitou confirmar se pretende conversar diretamente com Putin, mas destacou que sua equipe já viajou para a capital russa. “Espero que consigamos obter um cessar-fogo da Rússia. Se isso acontecer, estaremos 80% do caminho para acabar com esse horrível banho de sangue”, comentou.

Com informações de Gazeta do Povo