O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. A reunião que selou o convite ocorreu na segunda-feira (20) no Palácio do Planalto.
Boulos substituirá Márcio Macêdo, que ocupava a pasta desde janeiro de 2023. Segundo comunicado oficial, a nomeação será formalizada na próxima edição do Diário Oficial da União.
Também participaram do encontro a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), o ministro Rui Costa (Casa Civil) e o secretário de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, além do próprio Macêdo.
A Secretaria-Geral é responsável por articular o diálogo do governo com movimentos sociais e organizações da sociedade civil, função considerada estratégica pelo Planalto. Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, Boulos afirmou que recebeu de Lula a missão de “colocar o governo na rua”. Ele terá um gabinete no Palácio do Planalto e pretende percorrer todos os estados para aproximar o Executivo da população.
De acordo com a mesma entrevista, o deputado não disputará a reeleição em 2024 para dedicar-se integralmente ao novo posto. Caso decida concorrer em 2026, deverá deixar o ministério até abril do próximo ano.
Márcio Macêdo, que enfrentava críticas internas, concordou em deixar o cargo. Amigo próximo de Lula, ele planeja disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por Sergipe nas eleições de 2026.
Com informações de Direita Online