Home / Internacional / Presidente eleito da Bolívia busca apoio do Brasil e de vizinhos para conter crise de combustíveis

Presidente eleito da Bolívia busca apoio do Brasil e de vizinhos para conter crise de combustíveis

ocrente 1761020188
Spread the love

La Paz — 20.out.2025 — O presidente eleito da Bolívia, senador Rodrigo Paz (Partido Democrata Cristão), informou nesta segunda-feira (20) que iniciou contatos com governos da região e dos Estados Unidos para garantir o fornecimento de combustíveis a partir de sua posse, marcada para 9 de novembro.

“Estamos conversando especialmente com o governo dos Estados Unidos”, declarou Paz em entrevista coletiva na capital boliviana. Segundo ele, o diálogo inclui o vice-secretário de Estado norte-americano, Christopher Landau. “Também acionamos países amigos como Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina para colaborar na solução das longas filas provocadas pela falta de hidrocarbonetos”, acrescentou.

De acordo com o presidente eleito, ligações foram feitas na manhã desta segunda-feira às chancelarias das nações citadas com o objetivo de acelerar acordos de emergências que permitam retomar o abastecimento interno.

Paz venceu o segundo turno do pleito presidencial no domingo (19), superando Jorge “Tuto” Quiroga, da coalizão de direita Livre. O tradicional Movimento ao Socialismo (MAS), no poder havia quase duas décadas, não conseguiu chegar à etapa final da eleição.

A escassez de combustíveis é apontada como uma das causas do desgaste do MAS. A falta do produto afetou inclusive a logística do Tribunal Eleitoral, que, nos dias que antecederam o segundo turno, alertou para dificuldades na distribuição de urnas pelo país.

Rodrigo Paz assume o Palácio Queimado em 9 de novembro com a prioridade declarada de regularizar o fornecimento de hidrocarbonetos e evitar novos impactos no transporte e nos serviços essenciais.

Com informações de Gazeta do Povo