O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso participou de um jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de sexta-feira, 17 de outubro, no Palácio da Alvorada. De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o encontro girou em torno dos possíveis indicados para ocupar a cadeira deixada por Barroso, cujo último dia oficial no tribunal foi sábado, 18.
Barroso teria elogiado a formação de três nomes considerados favoritos para a vaga: o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, apontado como preferido de Lula; o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A conversa também abordou a participação feminina no Judiciário. O presidente tem sido criticado por não incluir mulheres entre os cotados para a nova nomeação. A primeira-dama, Janja da Silva, não esteve presente ao jantar porque se encontrava em Roma, onde participa do Fórum Mundial da Alimentação.
Antes da reunião com Lula, Barroso registrou seu voto favorável à descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. O magistrado havia anunciado sua saída do STF em 9 de outubro, após semanas de especulação sobre a aposentadoria.
Com informações de Gazeta do Povo