WASHINGTON – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (17.out.2025) que a última embarcação atingida por forças americanas no Caribe era um submarino construído especificamente para transportar grandes quantidades de drogas.
“Atacamos um submarino carregado de drogas”, afirmou Trump durante entrevista na Casa Branca. Segundo ele, o alvo não era “um grupo inocente”, pois “não há muita gente que possua submarinos”.
De acordo com veículos de imprensa dos EUA, o ataque ocorreu na noite de quinta-feira (16) próximo à costa venezuelana e foi conduzido pelo Comando Sul. Duas pessoas teriam sobrevivido e estão sob custódia norte-americana; outras duas morreram, elevando para 29 o número de supostos traficantes mortos desde o início da operação, no fim de agosto.
Caracas vê a mobilização militar como pretexto para uma intervenção no país. Nesta semana, Trump revelou ter autorizado a Agência Central de Inteligência (CIA) a realizar ações letais na Venezuela e mencionou a possibilidade de operações terrestres.
O presidente acrescentou que o líder venezuelano, Nicolás Maduro, teria oferecido “concessões” para evitar confronto. “Ele ofereceu tudo porque não quer enfrentar os Estados Unidos”, declarou, sem detalhar o conteúdo das supostas propostas.
Com informações de Gazeta do Povo