Home / Internacional / Maduro teria “oferecido tudo” para frear choque com os EUA, diz Trump

Maduro teria “oferecido tudo” para frear choque com os EUA, diz Trump

ocrente 1760732269
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (17) que o líder venezuelano Nicolás Maduro se dispôs a fazer amplas concessões para afastar a possibilidade de um confronto militar com Washington.

Durante entrevista coletiva na Casa Branca, um repórter questionou Trump sobre a existência de propostas de Caracas para reduzir a tensão, que se intensificou no fim de agosto. O presidente respondeu sem entrar em detalhes:

“Ele ofereceu tudo, ele ofereceu tudo. Você está certo. Sabe por quê? Porque ele não quer f* com os Estados Unidos”, disse.

Operação no Caribe eleva pressão

Os Estados Unidos iniciaram, no fim de agosto, uma operação naval no Mar do Caribe contra embarcações que, segundo Washington, transportam drogas de facções venezuelanas. De acordo com a Casa Branca, 27 traficantes morreram na ação até agora. O governo chavista vê a ofensiva como pretexto para uma eventual intervenção no país.

CIA autorizada a agir

Nesta semana, Trump afirmou ter autorizado a Agência Central de Inteligência (CIA) a conduzir operações letais na Venezuela. Além dos bombardeios a barcos, o republicano disse considerar incursões terrestres em território venezuelano.

Concessões econômicas relatadas

Reportagem publicada pelo New York Times na sexta-feira passada (10) informou que Maduro propôs abrir todos os projetos de petróleo e ouro – atuais e futuros – a empresas americanas, garantir contratos preferenciais a companhias dos EUA, redirecionar o petróleo que hoje vai para a China e cancelar acordos de energia e mineração com empresas chinesas, iranianas e russas.

A Casa Branca não comentou oficialmente as supostas propostas econômicas, e Trump não especificou quais concessões foram oferecidas.

Com informações de Gazeta do Povo