Home / Internacional / Diplomatas venezuelanos e presidente da Colômbia atacam Nobel da Paz concedido a María Corina Machado

Diplomatas venezuelanos e presidente da Colômbia atacam Nobel da Paz concedido a María Corina Machado

ocrente 1760227354
Spread the love

A entrega do Nobel da Paz de 2025 à líder opositora venezuelana María Corina Machado motivou críticas do embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada, e do presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

Em entrevista coletiva na sede das Nações Unidas, em Nova York, na sexta-feira (10), Moncada disse desconhecer a posição oficial de Caracas sobre a premiação, mas ironizou o anúncio. “Talvez, no próximo ano, ela ganhe o Nobel de Física”, declarou, afirmando que, em sua opinião, Machado teria as “mesmas credenciais” para ambos os prêmios.

Do lado colombiano, o presidente Gustavo Petro lembrou que, em 2018, María Corina enviou uma carta ao então primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e ao ex-presidente argentino Mauricio Macri pedindo proteção internacional contra o regime de Nicolás Maduro. Ao acusar Netanyahu de “genocídio” em Gaza, Petro questionou “que tipo de paz” a venezuelana buscaria ao solicitar apoio do líder israelense. O chefe de Estado colombiano também aproveitou para criticar operações antidrogas conduzidas pelos Estados Unidos no Caribe.

Em Caracas, o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, afirmou em transmissão da TV estatal que “cada venezuelano de bem é militante da paz” e defendeu a preservação da harmonia e da soberania do país diante de conflitos políticos.

María Corina Machado recebeu o Nobel da Paz na sexta-feira (10) pelo “trabalho incansável em prol dos direitos democráticos do povo venezuelano” e pela busca de uma transição pacífica do atual regime para a democracia, segundo o Comitê Nobel.

Com informações de Gazeta do Povo