Home / Internacional / Congresso peruano destitui Dina Boluarte e empossa José Jerí como presidente interino

Congresso peruano destitui Dina Boluarte e empossa José Jerí como presidente interino

ocrente 1760095238
Spread the love

Em uma sessão extraordinária na noite de quinta-feira (9) e madrugada desta sexta-feira (10), o Congresso do Peru aprovou, por 122 votos a favor de um total de 130, a destituição da presidente Dina Boluarte por “incapacidade moral permanente”.

Com a decisão, o presidente do Legislativo, José Jerí, 38 anos, foi imediatamente empossado como chefe de Estado interino. Ele permanecerá no cargo até as eleições gerais marcadas para abril de 2026, conforme prevê a Constituição quando não há vice-presidentes — situação criada após Boluarte ter assumido a Presidência em dezembro de 2022, depois da queda de Pedro Castillo.

Votação relâmpago

O plenário consolidou quatro moções de vacância contra Boluarte, alegando falhas no combate à insegurança pública e ao avanço do crime organizado. A maioria necessária era de 87 votos, mas o placar superou com folga esse patamar.

Boluarte não compareceu para apresentar defesa. Diante da ausência, Jerí deu prosseguimento ao processo, que foi concluído poucas horas depois do início da sessão.

Tentativa de barrar posse

Antes da confirmação de Jerí como presidente interino, o congressista de esquerda José Quito tentou aprovar uma moção de censura à mesa diretora da Casa, o que impediria o novo mandatário de assumir. Segundo Quito, o governo de Jerí “não se sustentará uma semana” porque “as ruas irão tirá-los”. A proposta, no entanto, não prosperou.

Trajetória de José Jerí

Jerí comanda o Congresso desde agosto de 2025. Ele entrou no Parlamento como suplente nas eleições de 2021, ocupando a vaga de Martín Vizcarra, ex-presidente do país e o deputado mais votado naquele pleito, mas impedido de tomar posse por decisão do próprio Legislativo.

Agora, como presidente interino, Jerí deverá conduzir o país até que um novo governo seja eleito e empossado em 2026.

Com informações de Gazeta do Povo