Home / Política / PF suspeita que metanol de bebidas adulteradas tenha vindo de cargas abandonadas após operação contra combustíveis

PF suspeita que metanol de bebidas adulteradas tenha vindo de cargas abandonadas após operação contra combustíveis

ocrente 1759937513
Spread the love

A Polícia Federal apura se o metanol usado na falsificação de bebidas alcoólicas em diversas regiões do país procede de caminhões e tanques abandonados por criminosos depois de uma operação que mirou o crime organizado no setor de combustíveis. A informação foi confirmada nesta terça-feira (7) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Em entrevista coletiva, o ministro relatou que “muitos caminhões e tanques de metanol foram abandonados depois da operação” e que esse material pode ter sido desviado para a produção de bebidas adulteradas que já provocaram intoxicações e mortes em vários estados.

Rastreio da origem

Segundo Lewandowski, os peritos buscam determinar se o metanol é derivado de combustível fóssil ou de fontes agrícolas. “Se for de combustível, a repressão seguirá uma direção; se for agrícola, os alvos serão outros”, explicou.

Possível participação do crime organizado

O ministro não descartou o envolvimento de facções na fraude. Na semana passada, porém, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, negou conexão direta entre o crime organizado e as contaminações — o estado concentra o maior número de casos registrados.

Reforço na fiscalização on-line

O governo federal pretende intensificar o controle sobre sites que comercializam rótulos, tampas, lacres e garrafas usados nas falsificações. A iniciativa reunirá a Secretaria Nacional do Consumidor, o Ministério da Agricultura e a Receita Federal.

Comitê de combate à adulteração

Durante reunião com representantes da indústria de bebidas, Lewandowski anunciou a criação de um comitê informal que integrará governo e sociedade civil para coordenar ações repressivas e preventivas, além de trocar informações e agilizar respostas ao problema.

Com informações de Direita Online