Home / Internacional / Líder do Irã exalta ataques do Hamas de 2023 e afirma que Israel “é o regime mais desprezado do mundo”

Líder do Irã exalta ataques do Hamas de 2023 e afirma que Israel “é o regime mais desprezado do mundo”

ocrente 1759887999
Spread the love

Teerã — O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, elogiou nesta terça-feira (7) a série de atentados realizados pelo grupo Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que resultaram em 1,1 mil mortos e 251 sequestrados. Em publicação no X (antigo Twitter), Khamenei descreveu a ação, batizada de “Operação Inundação de Al-Aqsa”, como “corajosa” e declarou que o “regime sionista sofreu uma derrota irreparável”.

Segundo o líder iraniano, Israel tornou-se “o regime mais desprezado do mundo” e enfrenta “resistência global contra o sionismo”. O Irã não reconhece o Estado israelense e se refere a ele como “regime sionista”.

Escalada de confrontos diretos

Desde a Revolução Islâmica de 1979, Teerã financia e apoia grupos como Hamas e Hezbollah em ações contra Israel. Após os ataques de 2023 e a guerra subsequente na Faixa de Gaza, os dois países passaram a travar confrontos diretos.

O episódio mais intenso ocorreu em junho de 2025, durante 12 dias de combates. O conflito começou quando Israel lançou uma série de bombardeios a instalações militares e nucleares iranianas. Cerca de uma semana depois, os Estados Unidos apoiaram a ofensiva israelense com ataques pontuais a usinas de enriquecimento de urânio no Irã. A escalada foi interrompida após mediação de cessar-fogo conduzida pelo governo Trump.

Com informações de Gazeta do Povo