Home / Política / Aos 80 anos, Luciano Bivar pede ao presidente da Câmara liberação para votar a distância

Aos 80 anos, Luciano Bivar pede ao presidente da Câmara liberação para votar a distância

ocrente 1759688286
Spread the love

O deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) solicitou ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), autorização para participar das votações de forma remota. O parlamentar, de 80 anos, alega dificuldade de deslocamento semanal de Pernambuco a Brasília.

O pleito de Bivar repete iniciativa de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que tenta mudar o Regimento Interno para votar dos Estados Unidos. Motta já adiantou que, no caso de Eduardo, a permissão não deve ser concedida, lembrando que o deputado “tinha ciência de que não poderia exercer o mandato estando em outro país”.

Bivar defende que a liberação beneficiaria parlamentares idosos. “O longo deslocamento não é saudável. A votação pelo celular seria para eventualidades”, argumentou em entrevista publicada em 5 de outubro de 2025.

Críticas de colegas mais velhos

O pedido provocou reação de deputados da oposição. Luiza Erundina (PSOL-SP), 90 anos, afirmou que o mandato exige presença em plenário. “Se não tem condições, não se candidate”, declarou. Rui Falcão (PT-SP), 81 anos, também defendeu a participação presencial, ressaltando que comparece todas as semanas.

Regras atuais

A votação remota foi criada na pandemia de Covid-19. Hoje, está liberada às terças e quintas após registro presencial; às quartas-feiras, entre 16h e 20h, a presença no plenário é obrigatória. O Regimento prevê perda de mandato para quem faltar a mais de um terço das sessões sem justificativa médica ou missão oficial.

Com informações de Gazeta do Povo