Washington (EUA) – O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos confirmou na sexta-feira, 3 de outubro de 2025, que avalia emitir uma moeda comemorativa de US$ 1 estampando o rosto do presidente Donald Trump, como parte das celebrações dos 250 anos da Declaração de Independência.
Os esboços divulgados mostram, em um dos lados, Trump de perfil acompanhado das inscrições “Em Deus nós confiamos” e “Liberdade”. No verso, o presidente aparece com o punho cerrado e levantado, cercado pela frase “Lutar, lutar, lutar”.
Embora ainda não exista decisão final sobre a cunhagem, a autenticidade do design foi atestada pelo secretário do Tesouro, Brandon Beach. Em publicação na rede X (antigo Twitter), ele escreveu: “Sem notícias falsas aqui. Esses primeiros rascunhos em homenagem ao 250º aniversário da América e ao presidente são reais”. Beach acrescentou que pretende divulgar mais detalhes “assim que o shutdown obstrucionista do governo dos Estados Unidos terminar”.
A proposta gerou reações opostas. Apoiadores de Trump celebraram a iniciativa, classificando-a como demonstração de patriotismo. Já grupos progressistas argumentaram que a medida fere o princípio de impessoalidade e citaram uma lei de 1866 que proíbe o uso de retratos de pessoas vivas em moedas norte-americanas.
Até o momento, não há cronograma definido para a possível emissão da moeda comemorativa.
Com informações de Gazeta do Povo