Home / Internacional / Senado barra projeto de gastos e Estados Unidos ficam a um passo de nova paralisação

Senado barra projeto de gastos e Estados Unidos ficam a um passo de nova paralisação

ocrente 1759285900
Spread the love

O governo federal dos Estados Unidos pode ser parcialmente fechado a partir da 0h desta quarta-feira (1º), horário da costa leste, depois que o Senado não conseguiu aprovar, na noite desta terça-feira (30), um projeto de lei temporário de financiamento. A proposta recebeu 55 votos favoráveis e 45 contrários, abaixo dos 60 necessários para avançar.

Prazo estourado e nova tentativa

Uma nova votação está prevista para quarta-feira, já fora do prazo legal, segundo a agência Reuters. Sem a aprovação do texto até a meia-noite, parte das atividades federais terá de ser suspensa, no chamado shutdown.

Negociações travadas

Ao longo do dia, as conversas entre o presidente Donald Trump e líderes democratas não evoluíram. No Salão Oval, o presidente admitiu a possibilidade de paralisação: “Nada é inevitável, mas eu diria que é provável”, declarou.

Ordem para se preparar

Logo após a derrota no Senado, o Escritório de Gestão e Orçamento (OMB) enviou comunicado às agências federais determinando a execução dos planos de fechamento. “Os democratas impedirão a aprovação desta resolução antes das 23h59 de hoje e forçarão uma paralisação”, escreveu o diretor do OMB, Russell Vought, em carta obtida pela CNN.

Quem continua trabalhando

Caso o impasse se confirme, apenas funcionários considerados essenciais seguirão nos postos, alguns sem pagamento imediato. Permanecem ativos militares, grande parte dos policiais federais, agentes de fronteira, equipes de hospitais públicos e controladores de tráfego aéreo.

Serviços afetados

Empregados de setores não essenciais serão colocados em licença sem remuneração. A suspensão deve atingir programas de assistência alimentar, pré-escolas federais, emissão de empréstimos estudantis, inspeção de alimentos e funcionamento de parques nacionais.

Impacto econômico

Desde 1980, já ocorreram 14 shutdowns. O mais recente, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, durou 34 dias e reduziu o PIB em pelo menos US$ 11 bilhões, estimou o Escritório de Orçamento do Congresso.

Com informações de Gazeta do Povo