Home / Política / STF alcança maioria para manter 513 vagas na Câmara nas eleições de 2026

STF alcança maioria para manter 513 vagas na Câmara nas eleições de 2026

ocrente 1759271482
Spread the love

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na tarde desta terça-feira (30), para preservar o atual total de 513 deputados federais nas eleições de 2026. O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte e analisa a liminar do ministro Luiz Fux que adiou a redistribuição proporcional de cadeiras na Câmara dos Deputados.

Até o momento, acompanharam o relator os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Gilmar Mendes. Ainda faltam os votos de Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Flávio Dino, André Mendonça e do presidente do Tribunal, Edson Fachin. A sessão eletrônica segue aberta até 23h59 desta terça-feira.

Entenda o caso

A Constituição determina que o número de parlamentares por Estado seja proporcional à população. Em 2023, o próprio STF definiu que o Congresso deveria aprovar a nova distribuição com base no Censo de 2022, sob pena de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) executar a mudança. A liminar de Fux, agora em exame, suspendeu a aplicação dessa decisão.

O pedido de suspensão partiu do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), após o Congresso aprovar, em maio, a elevação do total de deputados de 513 para 531. O texto passou na Câmara por 270 votos a 207 e, no Senado, por 41 a 33 — o mínimo necessário. Entretanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto em 17 de junho, e o veto ainda não foi apreciado pelos parlamentares.

Ao conceder a liminar, Fux argumentou que a alteração só deve valer “com segurança e clareza” a partir das eleições de 2030, aguardando a conclusão do processo legislativo.

Com informações de Gazeta do Povo