Home / Internacional / EUA inauguram esquadrão de drones a 400 km da China em meio a escalada de tensão na Ásia

EUA inauguram esquadrão de drones a 400 km da China em meio a escalada de tensão na Ásia

ocrente 1759237332
Spread the love

A Força Aérea dos Estados Unidos colocou em operação, nesta segunda-feira (29), o 431º Esquadrão Expedicionário de Reconhecimento na Base Aérea de Kunsan, na costa oeste da Coreia do Sul. A unidade será dedicada ao preparo e ao emprego de drones MQ-9 Reaper, ampliando a capacidade militar norte-americana a cerca de 400 quilômetros do território chinês.

O anúncio ocorre em um momento de crescente instabilidade na região. No mesmo dia, a Coreia do Norte declarou na Assembleia Geral da ONU que não pretende abandonar seu programa nuclear nem assinar um acordo para a desnuclearização da península coreana.

De acordo com a CNN, a nova estrutura em Kunsan servirá de base permanente para os MQ-9, aeronaves não tripuladas com alcance superior a 2.500 quilômetros e capacidade de permanência prolongada no ar mediante reabastecimento. O folheto oficial da Força Aérea destaca que o modelo pode executar diversas missões de combate.

Nos últimos meses, Washington também deslocou caças F-16 para posições mais próximas da Coreia do Norte, movimento que se seguiu a um encontro entre o líder chinês Xi Jinping e o norte-coreano Kim Jong-un.

Em paralelo, fontes ouvidas pelo The Wall Street Journal informaram que o Pentágono reuniu-se com executivos da indústria bélica para pressionar pelo aumento da produção de mísseis, diante da possibilidade de um conflito com a China.

Para esta terça-feira (30), está programada uma reunião incomum entre o presidente Donald Trump, o secretário de Defesa Pete Hegseth e os principais comandantes militares dos EUA. A Casa Branca ainda não divulgou o objetivo do encontro.

Com informações de Gazeta do Povo