Home / Internacional / Organização do Giro dell’Emilia exclui equipe israelense por temor de protestos pró-Palestina

Organização do Giro dell’Emilia exclui equipe israelense por temor de protestos pró-Palestina

ocrente 1759067199
Spread the love

A equipe de ciclismo Israel Premier Tech está fora da próxima edição do Giro dell’Emilia, prevista para outubro na Itália. O afastamento foi anunciado no sábado (27) pelos organizadores da prova, que alegaram “questões de segurança” diante da possibilidade de manifestações pró-Palestina.

“Fomos forçados a tomar essa decisão por razões de segurança pública”, afirmou o organizador da corrida, Adriano Amici, à agência AFP.

Clima de tensão

A medida ocorre duas semanas após protestos interromperem a Vuelta a España, em 14 de setembro. Na ocasião, sete dos últimos 11 dias de competição foram encurtados ou cancelados, depois de o governo espanhol estimar a presença de mais de 100 mil manifestantes nas ruas de Madri. Os atos visavam criticar a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza, iniciada após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Repercussão política

Em Bolonha, onde a prova italiana será disputada, a vereadora Roberta Li Calzi celebrou a exclusão do time israelense. “Acreditamos que o esporte é um veículo de valores universais de compartilhamento, competição justa e solidariedade entre as pessoas”, declarou, acrescentando que a decisão reflete o sentimento da comunidade local.

Posicionamento da equipe

Em nota, a Israel Premier Tech lamentou a retirada do convite. “Compreendemos os desafios de segurança enfrentados pelos organizadores, mas consideramos a medida inaceitável. Rejeitamos ameaças de violência que prejudicam o ciclismo e colocam em risco a realização das competições”, diz o comunicado.

Até o momento, a organização do Giro dell’Emilia não indicou se a vaga deixada pela equipe israelense será preenchida por outro time.

Com informações de Gazeta do Povo