Home / Política / STF agenda julgamento de denúncia contra Sergio Moro por piada em festa junina

STF agenda julgamento de denúncia contra Sergio Moro por piada em festa junina

ocrente 1759012291
Spread the love

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou a data — ainda não divulgada publicamente — para julgar a denúncia de calúnia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Sergio Moro (União-PR). O caso se baseia em uma brincadeira feita pelo ex-juiz durante uma festa junina em 2023.

No vídeo que originou o processo, de menos de dez segundos, Moro observa uma encenação de cadeia típica das festas juninas e comenta: “Isso é fiança, é instituto, pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”. A PGR entendeu que a frase configuraria imputação falsa de corrupção ao ministro do STF Gilmar Mendes e apresentou a denúncia pedindo, entre outras sanções, a cassação do mandato do parlamentar.

A relatoria do processo está com a ministra Cármen Lúcia, que recebeu a denúncia em 2023. Além dela, compõem a Primeira Turma os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, responsáveis pelo julgamento.

O procedimento penal reacendeu discussões sobre liberdade de expressão no país. Em editorial, o jornal Gazeta do Povo classificou o processo como “absurdo” e ressaltou que a pena prevista pode levar à perda do mandato de Moro.

Com informações de Gazeta do Povo