Home / Internacional / Cortes federais fazem Planned Parenthood suspender marcações de aborto em Wisconsin

Cortes federais fazem Planned Parenthood suspender marcações de aborto em Wisconsin

ocrente 1758904532
Spread the love

A filial da Planned Parenthood em Wisconsin comunicou nesta quinta-feira (25) que interromperá, a partir da próxima semana, todos os agendamentos para procedimentos de aborto no estado. A decisão ocorre após o governo Donald Trump cortar repasses destinados à organização.

De acordo com a entidade, os atendimentos serão mantidos somente até a próxima terça-feira (30). Até lá, equipes estão acelerando o calendário de consultas e atuando com outras clínicas para garantir que os pacientes recebam o serviço “em tempo hábil”.

O procurador-geral de Wisconsin, o democrata Josh Kaul, criticou a medida federal, classificando o corte de verbas como “equivocado” e um risco ao “financiamento essencial da saúde”.

Os recursos foram reduzidos após a aprovação, no Congresso, do One Big Beautiful Bill em julho, considerado o principal plano fiscal da Casa Branca para o próximo ano. Segundo a Planned Parenthood, o impacto pode levar ao encerramento de até metade de suas clínicas nos Estados Unidos; originalmente, a organização estimava fechar um terço.

Wisconsin e outros estados acionaram a Justiça para barrar a suspensão dos repasses. Neste mês, porém, um tribunal federal de apelações autorizou o governo republicano a manter o bloqueio enquanto as ações seguem em análise.

Com informações de Gazeta do Povo