Home / Internacional / Trump exibe “assinatura automática” de Biden em vez de retrato em galeria presidencial

Trump exibe “assinatura automática” de Biden em vez de retrato em galeria presidencial

ocrente 1758773832
Spread the love

Washington – 24 set. 2025. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, inaugurou nesta quarta-feira (24) a nova Galeria Presidencial da Casa Branca, substituindo o retrato oficial de Joe Biden por uma imagem da assinatura gerada por “caneta automática” (autopen).

O corredor, que liga a Ala Oeste ao Salão Oval, agora expõe fotografias em preto e branco de todos os ex-presidentes norte-americanos em molduras douradas. No espaço reservado a Biden, porém, aparece apenas o traço da assinatura reproduzida por equipamento eletrônico, cumprindo promessa feita por Trump semanas atrás de “não tratar todos os antecessores da mesma forma”.

Vídeos divulgados pela assessoria de comunicação mostram Trump observando a sequência de retratos até chegar à moldura de Biden, ocupada somente pela assinatura. O gesto reforça a crítica do republicano ao uso do dispositivo durante a gestão democrata.

Investigação sobre o autopen

Em junho, de acordo com a CNN, Trump determinou a abertura de uma investigação sobre o uso da caneta automática por Biden. No memorando, o presidente alegou “declínio cognitivo” do antecessor e incumbiu seu conselho jurídico, a procuradora-geral Pam Bondi e outras autoridades de analisarem se houve tentativa de ocultar informações sobre a saúde do ex-presidente.

O documento também ordena a revisão de todos os atos oficiais assinados por meio do dispositivo, incluindo ordens executivas, indultos e memorandos. Biden contestou as acusações em nota: “Tomei as decisões durante minha Presidência (…) Qualquer insinuação de que não o fiz é ridícula e falsa”.

Críticas recorrentes

Nos últimos dias, Trump voltou a ironizar o democrata. “Eu nunca uso a autopen, exceto talvez para enviar uma carta a alguma criança. Assinar indultos e tudo o que ele assinou com uma caneta automática é uma desgraça”, afirmou a repórteres.

Mudanças na residência oficial

A galeria de retratos integra um pacote de reformas promovidas por Trump na Casa Branca. Entre elas, a remodelação do Rose Garden, agora revestido de mármore e pedras para receber eventos em estilo semelhante ao de Mar-a-Lago, residência do presidente na Flórida.

A imagem da assinatura de Biden permanecerá exposta na Galeria Presidencial até nova determinação do governo.

Com informações de Gazeta do Povo