Petrolina (PE) – Uma réplica da Estátua da Liberdade instalada em frente à filial da Havan na Avenida Honorato Viana foi consumida por um incêndio na madrugada desta terça-feira (23/9).
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o episódio, classificado preliminarmente como dano e incêndio dolosos, quando há intenção de provocar o prejuízo. Imagens gravadas por moradores mostram o monumento, símbolo da rede varejista, tomado pelas chamas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrou até um terreno vizinho, mas foi controlado rapidamente. Após o resfriamento da área, restou apenas a estrutura metálica da estátua.
Em nota, a Havan afirmou que se trata de “ato criminoso” e cobrou a identificação dos responsáveis. O fundador da empresa, Luciano Hang, classificou o episódio como um ataque “ao direito de pensar diferente” e lembrou que outras réplicas já foram incendiadas em São Carlos (SP) e Porto Velho (RO). Segundo Hang, a rede gera 22 mil empregos diretos e 120 mil indiretos em todo o país.
A investigação segue sob responsabilidade da Delegacia de Petrolina, que deve ouvir testemunhas e analisar imagens de câmeras de segurança da região.
Com informações de Direita Online