Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou nesta terça-feira (23) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente norte-americano Donald Trump iniciaram tratativas para um encontro a fim de discutir a aplicação de tarifas a produtos brasileiros.
Em entrevista concedida à CNN dos Estados Unidos, o chanceler relatou que Lula e Trump trocaram breves palavras logo após o discurso de abertura do chefe do Executivo brasileiro na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Segundo Vieira, o contato durou entre 15 e 20 segundos, tempo suficiente para um aperto de mãos e o aceno de um futuro diálogo.
“O Brasil é um país de negociação e estamos sempre prontos para sentar e negociar, mas a questão política e jurídica é inegociável”, afirmou o ministro, ao classificar as tarifas impostas por Washington como “ilegais e fora da estrutura dos acordos da Organização Mundial do Comércio”.
Em julho, o governo Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Apesar da medida, Vieira destacou a disposição de Brasília em buscar entendimento. “O presidente Lula está sempre pronto para conversar com qualquer chefe de Estado que seja do interesse do Brasil”, acrescentou.
De acordo com o chanceler, o encontro deve ocorrer nos próximos dias, possivelmente por telefone ou videoconferência, em função da agenda apertada de Lula. A possibilidade de uma reunião presencial não está descartada, mas é considerada menos provável no curto prazo.
Com informações de Gazeta do Povo