Home / Internacional / Multidão lota estádio no Arizona para funeral de Charlie Kirk com presença de Trump

Multidão lota estádio no Arizona para funeral de Charlie Kirk com presença de Trump

ocrente 1758546101
Spread the love

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram neste domingo (21) no Estádio State Farm, em Glendale, Arizona, para o funeral do ativista conservador Charlie Kirk.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, liderou a homenagem ao lado da viúva, Erika Kirk. Em discurso, o republicano classificou o assassinato do jovem como “um ataque contra os Estados Unidos” e exaltou o militante como “um dos maiores patriotas” do país.

Autoridades e apoiadores

Entre as autoridades presentes estavam o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Estado Marco Rubio, que também discursaram. O empresário Elon Musk acompanhou a cerimônia na plateia lotada.

Segundo a organização, mais de 70 mil pessoas preencheram as arquibancadas e o gramado do estádio para se despedir de Kirk, morto a tiros em 10 de setembro, durante um evento ao ar livre em uma universidade de Utah. Um suspeito de 22 anos foi detido pelo crime.

O funeral transcorreu sob forte esquema de segurança. Em vários momentos, participantes se emocionaram, especialmente durante as falas de Erika Kirk, que chorou ao agradecer o apoio recebido.

Charlie Kirk ganhou notoriedade ainda jovem ao fundar grupos de engajamento político conservador nos campi universitários dos Estados Unidos. Ele tinha 31 anos.

Com informações de Gazeta do Povo