Home / Política / Michelle Bolsonaro resgata foto de Lula com camiseta “anistia” após avanço de projeto que pode beneficiar Bolsonaro

Michelle Bolsonaro resgata foto de Lula com camiseta “anistia” após avanço de projeto que pode beneficiar Bolsonaro

ocrente 1758280637
Spread the love

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou nesta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, uma fotografia antiga do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usando uma camiseta com a palavra “anistia”.

O registro mostra Lula ainda como dirigente sindical no ABC Paulista, distribuindo panfletos em defesa da anistia a presos políticos durante o regime militar (1964-1985). A imagem remete ao contexto da Lei da Anistia, sancionada em 1979, que perdoou crimes de opositores do regime e de agentes estatais envolvidos na repressão.

Publicação ocorre após Câmara acelerar novo projeto de anistia

A postagem foi feita um dia depois de a Câmara dos Deputados aprovar urgência para o projeto de lei que concede anistia a condenados por envolvimento nos atos de 8 de Janeiro e na suposta tentativa de golpe de Estado. Entre os possíveis beneficiados está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada a 27 anos de prisão.

O texto em discussão, apresentado em 2023 pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), terá novo parecer elaborado pelo relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP). O parlamentar antecipou que não defenderá um perdão amplo e irrestrito, mas buscará um acordo com lideranças partidárias e com o Senado para uma “proposta de pacificação”.

Lula sinaliza veto

Em entrevista à BBC na quarta-feira, 17 de setembro, Lula declarou que vetaria qualquer projeto que conceda anistia aos envolvidos. “Se viesse para eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria”, afirmou o presidente.

Esta não é a primeira vez que Michelle divulga a mesma fotografia. Em março, ela já havia resgatado a imagem durante a apresentação de denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro pelos mesmos fatos.

Com informações de Direita Online