Home / Internacional / Explosão em Rafah e tiroteio na passagem de Allenby matam seis soldados de Israel

Explosão em Rafah e tiroteio na passagem de Allenby matam seis soldados de Israel

ocrente 1758255498
Spread the love

Jerusalém – Seis militares israelenses morreram nesta quinta-feira (18) em dois episódios distintos que aprofundam a escalada da ofensiva de Israel contra o Hamas.

Explosão em Rafah

No sul da Faixa de Gaza, um artefato explosivo atingiu um veículo das Forças de Defesa de Israel (FDI) durante operações de varredura em Rafah. Quatro integrantes do Batalhão Dekel perderam a vida e outros três ficaram feridos.

Os mortos foram identificados como o major Omri Chai Ben Moshe, 26 anos; o tenente Eran Shelem, 23; o tenente Eitan Avner Ben Itzhak, 22; e o tenente Ron Arieli, 20. A explosão atingiu o veículo que escoltava um trator blindado D9 utilizado para limpar rotas na região.

Ataque na Cisjordânia

Horas depois, na passagem de fronteira de Allenby, entre a Cisjordânia e a Jordânia, um caminhoneiro jordaniano que transportava ajuda humanitária abriu fogo contra soldados israelenses. O agressor, identificado como Abd al-Mutalib al-Qaisi, 57, matou o coronel da reserva Yitzhak Harosh, 68, e o sargento Oran Hershko, 20, antes de ser abatido por seguranças.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel atribuiu o ataque a uma “incitação vil” originada na Jordânia e afirmou que grupos terroristas exploram os corredores humanitários para agredir israelenses. Amã anunciou investigação e condenou o atentado, classificando-o como violação do direito internacional e prejudicial ao envio de suprimentos a Gaza.

Com as seis mortes, o número de soldados israelenses mortos desde o início da incursão terrestre em Gaza subiu para 469.

Com informações de Gazeta do Povo