Home / Política / Janja desembarca em Nova York quatro dias antes de Lula para agenda própria

Janja desembarca em Nova York quatro dias antes de Lula para agenda própria

ocrente 1758225736
Spread the love

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, chegou a Nova York na quarta-feira, 17 de setembro, antecipando-se em quatro dias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O chefe do Executivo é esperado nos Estados Unidos apenas no domingo, 21, quando inicia sua participação na 80ª Assembleia Geral da ONU.

Segundo a agenda oficial, Janja cumpre nesta quinta-feira, 18, um encontro de trabalho no Yale Clubs Saybrook Room. O compromisso, descrito como uma reunião sobre “transversalização da conexão gênero-clima para a COP 30”, não teve participantes ou horários detalhados divulgados.

Críticas a deslocamentos antecipados

Não é a primeira vez que a primeira-dama viaja antes do presidente. Em maio, ela esteve na Rússia quase uma semana antes de Lula, em roteiro que, além de reuniões sobre cooperação bilateral em educação, cultura e combate à fome, incluiu visitas a pontos turísticos como o Teatro Bolshoi e o Museu Hermitage.

Parlamentares de oposição voltaram a contestar a utilidade e os custos das viagens separadas. O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara, ironizou o deslocamento nas redes sociais, dizendo que Janja “antecipa viagem” para “preparar tudo” para o presidente.

Agenda de Lula em Nova York

Lula abrirá a Assembleia Geral da ONU em 23 de setembro e participará de eventos paralelos sobre o conflito israelense-palestino, democracia e extremismo. Também tem reunião marcada com o secretário-geral António Guterres para tratar dos preparativos da COP 30, prevista para novembro em Belém (PA).

O deslocamento antecipado de Janja obriga a equipe do Itamaraty a adotar protocolos de segurança distintos, já que a primeira-dama se desloca sem o presidente, exigindo ajustes logísticos e de escolta.

Com informações de Gazeta do Povo