Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator do Projeto de Lei 2162/23, que concede anistia aos acusados de tentativa de golpe de Estado, incluindo os condenados pelos atos de 8 de janeiro.
A indicação foi anunciada um dia após o plenário aprovar o regime de urgência para a proposta. Com a urgência, o texto poderá ser votado diretamente em plenário, sem passar pelas comissões permanentes.
“Tenho certeza de que ele conduzirá as discussões do tema com o equilíbrio necessário”, escreveu Motta em suas redes sociais. Depois do anúncio, o presidente da Câmara recebeu o relator na residência oficial e reforçou a necessidade de “construir um consenso” para, segundo ele, “pacificar o País”.
Em vídeo divulgado na internet, Motta afirmou que o objetivo é “construir um projeto para a maioria do Brasil, que a gente possa pacificar o país”. Ao lado dele, Paulinho da Força declarou ser inviável promover uma anistia “ampla, geral e irrestrita”.
O texto do PL 2162/23 ainda não tem data definida para votação em plenário.
Com informações de Direita Online