Home / Internacional / Socialista Zohran Mamdani vence primárias e vira favorito para comandar Nova York

Socialista Zohran Mamdani vence primárias e vira favorito para comandar Nova York

ocrente 1758162910
Spread the love

NOVA YORK (17.set.2025) – O deputado estadual Zohran Mamdani, 33 anos, filiado aos Socialistas Democráticos da América (DSA), saiu na frente na corrida pela Prefeitura de Nova York ao vencer as primárias do Partido Democrata em junho.

Nascido em Uganda e muçulmano, Mamdani consolidou seu desempenho graças à participação maciça do eleitorado da geração Z, formado por eleitores entre 18 e 29 anos. A vitória o transforma no principal nome da esquerda na maior metrópole dos Estados Unidos.

Propostas econômicas e críticas à polícia

Entre as bandeiras que o impulsionaram estão o congelamento dos aluguéis, gratuidade nos ônibus públicos e aumento de impostos para os mais ricos – medidas que preocupam parte do setor empresarial, mas agradam a base democrata da cidade.

Em 2020, Mamdani classificou o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) como “grande ameaça à segurança pública”. Recentemente, afirmou que pedirá desculpas à corporação caso seja eleito.

Polêmica sobre Israel

As posições do candidato sobre política externa, especialmente em relação a Israel, geraram divisões internas no partido. Mamdani prometeu ordenar a prisão do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se ele pisar em Nova York. Após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, o deputado lamentou “as centenas de vidas perdidas em Israel e na Palestina”, defendeu o fim da “ocupação” e afirmou que Israel estaria “à beira de cometer genocídio”.

A retórica ampliou a resistência de correligionários, sobretudo num estado que abriga a maior comunidade judaica fora de Israel.

Trajetória acadêmica e carreira política

Mamdani estudou na Bronx High School of Science e formou-se em Estudos Africanos no Bowdoin College, no Maine, onde cofundou o grupo Estudantes pela Justiça na Palestina. Naturalizado norte-americano em 2018, conquistou em 2020 uma cadeira na Assembleia Estadual pelo Queens.

Durante a comemoração de sua eleição, declarou o objetivo de “construir uma Nova York socialista”, prometendo taxar grandes fortunas e ampliar a oferta de moradia popular.

Resultados no Legislativo

Segundo o The Wall Street Journal, o principal feito de Mamdani na Assembleia foi aprovar um alívio de US$ 450 milhões nas dívidas de taxistas, setor pressionado pela expansão dos aplicativos de transporte.

Com a indicação democrata em mãos, o socialista agora tenta costurar alianças para a eleição geral, marcada para novembro.

Com informações de Gazeta do Povo