Home / Internacional / Administração Trump endurece teste de cidadania e amplia verificação de candidatos

Administração Trump endurece teste de cidadania e amplia verificação de candidatos

ocrente 1758150160
Spread the love

Washington (EUA) – O governo de Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (17) uma atualização do exame de naturalização que torna o processo de obtenção da cidadania norte-americana mais longo e rigoroso.

De acordo com comunicado dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), o novo teste de educação cívica eleva de 100 para 128 o total de perguntas que os candidatos precisam estudar. Durante a entrevista oral, o solicitante terá de responder 20 questões e acertar pelo menos 12, mantendo a exigência de 60% de acertos.

Ênfase em história e sistema político

Segundo o USCIS, a versão reformulada dá maior destaque a tópicos relacionados à história e à estrutura de governo dos Estados Unidos. O porta-voz da agência, Matthew Tragesser, afirmou que as alterações têm o objetivo de garantir que apenas estrangeiros que cumpram todos os requisitos de elegibilidade – incluindo leitura, escrita e fala em inglês – possam se naturalizar.

Verificações mais rígidas

O órgão informou ainda o restabelecimento de verificações aprofundadas de antecedentes, revisão mais criteriosa de isenções por deficiência e retomada de entrevistas com vizinhos e colegas de trabalho dos candidatos.

Avaliação de “bom caráter moral”

As diretrizes reforçam que o solicitante deve demonstrar “bom caráter moral”. Pontos positivos citados incluem participação comunitária, nível educacional, laços familiares, histórico de emprego estável e conduta financeira responsável. Funcionários do USCIS poderão ampliar a lista de fatores que desqualificam o pedido, como infrações de trânsito repetidas.

O USCIS adiantou que outras iniciativas para “fortalecer a integridade” do processo de naturalização serão divulgadas nos próximos meses.

Com informações de Gazeta do Povo