Home / Política / Alcolumbre acusa oposição de obstruir trabalhos e diz que Senado está “impossível”

Alcolumbre acusa oposição de obstruir trabalhos e diz que Senado está “impossível”

ocrente 1758148313
Spread the love

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quarta-feira (17) que a Casa enfrenta um “impasse” devido às constantes manobras de obstrução promovidas por parlamentares da oposição. Segundo ele, “24 horas por dia” há ameaças de travar votações, o que impede o avanço de temas considerados prioritários para a população.

O desabafo ocorreu durante sessão plenária, após o senador Izalci Lucas (PL-DF) cobrar a análise de um projeto voltado a trabalhadores terceirizados. “Gostaria que Vossa Excelência dedicasse 0,001% do seu tempo aos terceirizados”, pediu Izalci.

Alcolumbre respondeu dizendo reconhecer a urgência da matéria, mas relatou dificuldades para sequer marcar reuniões da Mesa Diretora. “Na volta do recesso encontrei senadores acorrentados na Mesa Diretora, impossibilitando o trabalho. Todos os dias aparece alguém com alguma ideia, criando transtorno”, disse.

Protestos e ocupações

O presidente do Senado citou os protestos contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e em defesa do impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O movimento levou Alcolumbre a adiar sessões para negociar a saída de senadores que se acorrentaram no plenário.

Deputados também ocuparam a Mesa Diretora da Câmara para pressionar pela anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, pleito que pode beneficiar Bolsonaro. “Estamos diante de quem não quer votar nada. Só se fala em Judiciário, em impeachment de ministro ou em anistia”, reclamou Alcolumbre.

Apesar das dificuldades, o presidente do Senado se comprometeu a convocar a Mesa Diretora para discutir a pauta dos terceirizados apresentada por Izalci Lucas.

Com informações de Gazeta do Povo