José Antonio Kast, candidato à Presidência do Chile pelo Partido Republicano, classificou como parcial a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
A crítica foi feita na sexta-feira, 12 de setembro de 2025, um dia após a Primeira Turma do STF fixar pena de 27 anos e 3 meses de prisão para Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022.
Amigo da família Bolsonaro, Kast afirmou que a sentença “esconde claramente uma disputa política”. Segundo ele, “há juízes que têm uma ideologia muito marcada e que a deixaram transparecer em decisões contra meios de comunicação e jornais digitais; eles claramente entraram em uma disputa política e se sentem acima do Poder Executivo”.
No mesmo dia, o presidente chileno Gabriel Boric, de esquerda, celebrou a condenação em sua conta na rede social X. Boric escreveu: “Meu respeito à democracia brasileira, que resistiu a uma tentativa de golpe de Estado e hoje julga e condena os responsáveis. Tentaram destruí-la, e hoje ela emerge fortalecida. Democracia sempre”.
Imagem: Ailen Díaz
Kast criticou o posicionamento de Boric e afirmou que o governo chileno tem “mau manejo das relações internacionais”. O direitista lembrou ainda que foi derrotado por Boric no segundo turno da eleição presidencial de 2021.
Com informações de Gazeta do Povo