Home / Internacional / Polônia abate drones russos após violação de espaço aéreo e classifica ação como agressão

Polônia abate drones russos após violação de espaço aéreo e classifica ação como agressão

ocrente 1757501879
Spread the love

Varsóvia – As Forças Armadas da Polônia derrubaram, na madrugada desta quarta-feira (10), vários drones russos que cruzaram a fronteira e violaram o espaço aéreo do país, segundo comunicado oficial. O governo polonês descreveu o episódio como “ato de agressão” e convocou reunião de emergência da Assembleia de Segurança Nacional.

O Comando Operacional das Forças Armadas informou na rede social X que “procedimentos defensivos foram iniciados imediatamente” após radares detectarem dezenas de objetos. “Alguns dos drones que ingressaram em território polonês foram neutralizados e equipes procuram os possíveis locais de queda”, acrescentou a nota.

De acordo com os militares, a incursão ocorreu durante um ataque russo contra alvos na Ucrânia e representou “ameaça real à segurança dos cidadãos”. Aeroportos em diversas regiões chegaram a suspender operações por precaução.

O primeiro-ministro Donald Tusk confirmou que “está em andamento uma operação ligada a múltiplas violações do espaço aéreo polonês” e afirmou manter diálogo constante com o presidente e o ministro da Defesa. Tusk destacou que este foi o primeiro abate de drones russos no território de um país membro da Otan. “Trata-se de uma provocação em larga escala. A situação é grave e devemos estar preparados para vários cenários”, declarou na plataforma X.

O ministro da Defesa, Władysław Kosiniak-Kamysz, informou que Varsóvia permanece “em contato permanente com o comando da Otan” e pediu à população que compartilhe apenas comunicados oficiais.

Com informações de Gazeta do Povo