Home / Internacional / Peronistas superam partido de Javier Milei nas eleições legislativas da província de Buenos Aires

Peronistas superam partido de Javier Milei nas eleições legislativas da província de Buenos Aires

ocrente 1757295755
Spread the love

Buenos Aires – A aliança peronista Fuerza Patria conquistou a maioria dos votos nas eleições legislativas realizadas neste domingo, 7 de setembro de 2025, na província de Buenos Aires, onde se concentra 37% do eleitorado argentino e cerca de um terço do PIB nacional.

Com quase 90% das urnas totalizadas, a frente oposicionista mantinha vantagem de 13 pontos percentuais sobre o La Libertad Avanza, legenda do presidente Javier Milei. Aproximadamente 14 milhões de eleitores foram convocados para escolher 46 deputados e 23 senadores provinciais.

Unidade peronista

Para a disputa, o peronismo unificou suas principais correntes em torno de nomes como a ex-presidente Cristina Kirchner, o governador Axel Kicillof e o ex-ministro da Economia Sergio Massa. A votação na província costuma ser considerada termômetro para as eleições nacionais de meio de mandato, previstas para outubro.

Denúncia de propina

Durante a campanha, a oposição explorou áudios atribuídos a Diego Spagnuolo, ex-diretor da Agência Nacional de Deficiência (Andis) e aliado de Milei, que sugerem um esquema de propinas na compra de medicamentos. Segundo as gravações, parte dos valores teria como destino a irmã do presidente, Karina Milei (cerca de 3%), e o subsecretário Eduardo “Lule” Menem. O chefe de gabinete, Guillermo Francos, classificou as acusações como “operação política” para desestabilizar o governo.

Com a confirmação dos resultados, apoiadores peronistas se reuniram em frente à residência de Cristina Kirchner, na capital, para celebrar a vitória.

Com informações de Gazeta do Povo