A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) solicitou explicações aos organizadores de um torneio previsto para Bilbao, na Espanha, depois de relatos de que enxadristas israelenses seriam impedidos de competir sob a sua bandeira nacional.
O pedido foi divulgado nesta sexta-feira (5) pela agência Reuters. Em comunicado, a FIDE afirmou não ter sido avisada sobre a decisão e reiterou sua oposição a qualquer forma de discriminação.
“A FIDE não tinha conhecimento prévio dessa medida, não tomou nenhuma decisão a respeito e não foi consultada pelos organizadores”, declarou a entidade. “Condenamos veementemente qualquer discriminação, inclusive por nacionalidade ou bandeira. As mesmas regras valem para Israel e para todas as federações não sujeitas a sanções.”
Segundo a imprensa israelense, sete jogadores do país receberam carta informando que, “por razões fora de nosso controle”, suas partidas seriam disputadas sem o uso da bandeira de Israel. De acordo com o documento, a medida teria sido concordada pelo árbitro-chefe da competição e pela Federação Espanhola de Xadrez, substituindo o símbolo nacional pelo estandarte da própria FIDE, presente em materiais oficiais do evento.

Imagem: ABIR SULTAN
A federação internacional acrescentou que está reunindo detalhes sobre o episódio e pode adotar medidas para garantir igualdade de tratamento entre os participantes.
Com informações de Gazeta do Povo