Home / Internacional / Argentina expulsa ex-deputado venezuelano sancionado por EUA e UE

Argentina expulsa ex-deputado venezuelano sancionado por EUA e UE

ocrente 1757032021
Spread the love

A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, informou nesta quinta-feira (4) que o governo de Javier Milei expulsou do país o ex-deputado venezuelano José Gregorio Noriega, aliado do presidente Nicolás Maduro e alvo de sanções dos Estados Unidos e da União Europeia.

Segundo Bullrich, Noriega foi localizado em território argentino após entrar pela fronteira com o Brasil na quarta-feira (3). O ex-parlamentar pretendia assistir ao jogo entre as seleções de Argentina e Venezuela, marcado para a noite desta quinta em Buenos Aires.

“Esse venezuelano, sancionado pelos EUA e pela UE, foi encontrado na Argentina e expulso: ele nunca mais vai voltar!”, publicou a ministra na rede social X. Em outra mensagem, acrescentou: “O capanga de Maduro havia entrado ontem vindo do Brasil, na véspera do jogo. Ele vai embora hoje. O terrorismo chavista não tem lugar em nosso país!”.

Trajetória de Noriega

Noriega foi eleito deputado na Assembleia Nacional da Venezuela pelo partido opositor Vontade Popular, mas foi expulso da legenda em 2019 por envolvimento na chamada Operação Escorpião, esquema de suborno criado para impedir a reeleição de Juan Guaidó na presidência do Legislativo.

Em 2020, o ex-deputado participou de nova ação para tomar o controle da Assembleia, então dominada pela oposição. Na ocasião, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela destituiu a diretoria do Vontade Popular e nomeou uma nova liderança presidida por Noriega.

No mesmo ano, Estados Unidos e União Europeia imporam sanções contra ele, bloqueando bens, proibindo transações financeiras e restringindo viagens aos respectivos territórios.

Com a decisão do governo argentino, José Gregorio Noriega foi escoltado até a fronteira e impedido de retornar ao país.

Com informações de Gazeta do Povo