Pequim — 03/09/2025. A China realizou nesta quarta-feira um extenso desfile militar na capital, apresentado pelo presidente Xi Jinping e marcado pela presença dos líderes russos e norte-coreanos, Vladimir Putin e Kim Jong-un. O evento exibiu o arsenal de ponta das Forças Armadas chinesas e reforçou o discurso de Xi sobre o “grande rejuvenescimento” nacional, definido por ele como “imparável”.
Presenças internacionais
Além de Putin e Kim, compareceram à cerimônia o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, o presidente indonésio Prabowo Subianto e o presidente cazaque Kassym-Jomart Tokayev, entre outros representantes de governos aliados.
Demonstração de poder bélico
Dentre os equipamentos exibidos, destacaram-se:
- mísseis balísticos intercontinentais DF-61 transportados em veículos blindados;
- mísseis nucleares estratégicos DF-5C, movidos a combustível líquido;
- mísseis JL-3 de lançamento submarino, também de alcance intercontinental;
- mísseis antinavio supersônicos YJ-15;
- aeronaves não tripuladas transportadas em plataformas terrestres;
- formações de caças sobrevoando a Avenida Chang’an.
Cerimônia
O desfile incluiu salvas de canhão, tropas marchando com as bandeiras da República Popular da China e do Partido Comunista e veículos militares de grande porte atravessando o centro da cidade. Milhares de espectadores acompanharam a apresentação ao longo da via principal de Pequim.
Imagem: ANDRES MARTINEZ CASARES
Xi Jinping, posicionado na tribuna principal, afirmou que o país “seguirá firme em seu caminho de fortalecimento” e procurou destacar a China como “força central” na ordem internacional.
Com informações de Gazeta do Povo