Home / Política / Lindbergh Farias chama de “grave erro” tentativa de pautar anistia a réus de 8/1 após articulação de Tarcísio

Lindbergh Farias chama de “grave erro” tentativa de pautar anistia a réus de 8/1 após articulação de Tarcísio

ocrente 1756897192
Spread the love

Brasília — O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), criticou nesta terça-feira (2) o avanço de negociações para incluir na pauta do plenário o projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Segundo o parlamentar, a pressão ganhou força depois da visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), a Brasília, onde acompanhava o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). “É um grave erro qualquer discussão para pautar a anistia”, afirmou.

A reunião que impulsionou a proposta ocorreu na residência oficial do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). De acordo com Lindbergh, dirigentes de União Brasil, PP e Republicanos defenderam a matéria durante o encontro. Para o petista, a atuação de Tarcísio junto a diferentes bancadas tem caráter eleitoral. “Tarcísio está procurando todos os partidos em defesa da anistia”, disse.

O líder do PT observou ainda uma mudança no “tom e na intensidade” do debate, avaliando que o movimento fortalece o governador paulista para a disputa ao Palácio do Planalto em 2026. “Pelo jeito, Tarcísio está construindo um caminho para virar o candidato de todo mundo. Agora, é claro que ele vai pagar o preço por isso”, declarou.

Apesar do crescimento da articulação, não há texto definitivo sobre a anistia. A expectativa é que o assunto volte à mesa de negociações dos líderes após a conclusão do julgamento de Bolsonaro, prevista para 12 de setembro.

Hugo Motta sinalizou que não pretende colocar o tema em votação nesta semana. Mesmo assim, lideranças disseram que manterão a pressão para que a proposta seja analisada em breve.

Com informações de Gazeta do Povo