Home / Internacional / Estados Unidos revogam vistos de autoridades palestinas antes da Assembleia Geral da ONU

Estados Unidos revogam vistos de autoridades palestinas antes da Assembleia Geral da ONU

ocrente 1756526199
Spread the love

Nova York – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (29) que o governo americano deixará de conceder e irá revogar vistos de integrantes da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e da Autoridade Palestina (AP) antes da próxima Assembleia Geral da ONU, marcada para o fim de setembro.

Em comunicado, Rubio declarou que age “de acordo com a lei americana” e que é “de interesse nacional pedir contas à OLP e à AP por não cumprir seus compromissos e minar os esforços de paz”.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pretendia viajar a Nova York para discursar na sessão anual da Assembleia Geral, segundo informou o embaixador palestino na ONU, Riyad Mansour. Questionado sobre o impacto da decisão de Washington, Mansour respondeu: “Vamos ver exatamente o que isso significa e como se aplica à nossa delegação”.

Um porta-voz do Departamento de Estado explicou à Agência EFE que a missão diplomática permanente chefiada por Mansour seguirá operando, amparada pelo acordo de sede da ONU, mas não comentou a situação do presidente Abbas.

A medida surge no momento em que França, Reino Unido, Austrália e Canadá sinalizam disposição para reconhecer o Estado palestino.

Do lado israelense, o ministro das Relações Exteriores, Gideon Saar, agradeceu aos EUA pela decisão. “Obrigado, secretário Rubio, por exigir responsabilidades da OLP e da AP por recompensar o terrorismo, incitar e tentar usar a guerra legal contra Israel”, escreveu Saar na rede social X, estendendo o reconhecimento ao presidente americano, Donald Trump, “pelo apoio contínuo”.

A Assembleia Geral da ONU acontece anualmente em setembro e reúne chefes de Estado e de governo de todo o mundo.

Com informações de Gazeta do Povo