Uma mulher judia de 71 anos foi atacada a facadas na tarde de quarta-feira, 27 de agosto de 2025, dentro de um supermercado em Ottawa, capital do Canadá. O agressor, identificado pela polícia como Joseph Rooke, foi detido no local e declarou em redes sociais ser “antissemita e ateu”.
De acordo com o Serviço de Polícia de Ottawa, a vítima estava acompanhada de um amigo e carregava alimentos kosher quando foi surpreendida pelo suspeito. As autoridades informaram que agressor e vítima não se conheciam.
Funcionários do supermercado prestaram os primeiros socorros até a chegada dos paramédicos. A idosa foi levada a um hospital, recebeu atendimento e teve alta no mesmo dia.
Acusações e histórico nas redes
Rooke responde por agressão agravada e posse de arma perigosa. Publicações atribuídas ao suspeito mostram declarações de ódio contra judeus e críticas a Israel, incluindo a frase “sou antissemita e ateu”, publicada em 1.º de julho. Em outras mensagens, ele culpou judeus por ações em Gaza e atribuiu a Israel a responsabilidade pelos ataques de 7 de outubro cometidos pelo Hamas.
Reação de autoridades e entidades
O prefeito de Ottawa, Mark Sutcliffe, manifestou-se nas redes sociais, dizendo-se “profundamente triste e angustiado” pelo ataque. Sutcliffe afirmou ter contatado familiares da vítima e líderes da comunidade judaica e defendeu união contra todas as formas de ódio.

Imagem: um hom que se diz
O Centro para Israel e Assuntos Judaicos e a B’nai Brith Canadá classificaram o caso como motivado por antissemitismo, apontando o histórico de publicações de Rooke como evidência. A B’nai Brith declarou ter alertado autoridades sobre o crescimento de ataques antijudaicos no país.
O processo criminal segue em andamento na justiça canadense.
Com informações de Gazeta do Povo