Home / Internacional / Milei afirma estar “acostumado” a ataques com pedras e responsabiliza kirchneristas por agressão em comício

Milei afirma estar “acostumado” a ataques com pedras e responsabiliza kirchneristas por agressão em comício

ocrente 1756437113
Spread the love

O presidente da Argentina, Javier Milei, disse nesta quinta-feira (28) que já está “acostumado” a ser alvo de pedradas e atribuiu a militantes kirchneristas o ataque que interrompeu um ato de campanha na província de Buenos Aires na véspera.

Ao participar do encontro anual do Conselho Interamericano de Comércio e Produção, em um hotel na capital argentina, Milei recordou um episódio no Brasil para ilustrar a declaração. “Fui ver Boca Juniors x Palmeiras no Morumbi e os brasileiros também atiraram pedras na gente depois do jogo. Imaginem como estou acostumado com chuvas de pedras”, ironizou.

Na quarta-feira (27), garrafas plásticas e pedras foram lançadas contra o presidente durante um comício da coligação La Libertad Avanza em Lomas de Zamora, na Grande Buenos Aires, obrigando a equipe de segurança a retirar Milei do local. Segundo o governo argentino, ninguém ficou ferido.

A Presidência atribuiu o ataque a simpatizantes ligados ao kirchnerismo — corrente peronista que faz oposição ao governo. “Esse tipo de ação reflete o comportamento da casta”, disse Milei, usando o termo com que costuma se referir a políticos tradicionais.

Denúncias contra Karina Milei

No mesmo evento, o presidente comentou as investigações que atingem sua irmã e secretária-geral da Presidência, Karina Milei, suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção na Agência Nacional de Deficiência (Andis). “Estamos à disposição da Justiça e esperamos que tudo seja esclarecido o mais rápido possível”, declarou.

Milei classificou as acusações como “artimanhas políticas” e afirmou que elas buscam “deter o processo de mudança pelo qual o país está passando”. Ainda segundo ele, as investidas “não tentam atingir Javier Milei, mas a liberdade de todos os argentinos”.

O presidente acrescentou que as denúncias acabam por “encorajar” seu governo, pois mostrariam que “estão com medo e desesperados”.

Não há, até o momento, registro de feridos no ataque em Lomas de Zamora nem decisão judicial sobre as suspeitas relacionadas a Karina Milei.

Com informações de Gazeta do Povo